domingo, 5 de junho de 2011

IBM abre o porão para mostrar 100 anos de tecnologia

Empresa está fazendo uma série de manifestações comemorativas ao centenário.

Por Kao ‘Cyber’ Tokio

A IBM está há cem anos entre as empresas mais importantes de tecnologia e, para comemorar esta marca, acaba de tirar o pó de seu acervo de máquinas de tabulação de dados.

A empresa iniciou suas atividades através do trabalho de Herman Hollerith (sim, aquele que dá nome ao seu contra-cheque!), tabulando informações do censo de 1890, nos Estados Unidos. Mas foi só mais tarde que a empresa assumiria o nome ainda hoje consagrado.

Em comemoração aos 100 anos, a IBM está realizando uma série de ações, como, por exemplo, o lançamento de dois vídeos (100 × 100, que mostra 100 personalidades falando sobre a empresa, cada uma nascida em um de seus anos de existência, e They Were There, de Errol Morris) que podem ser assistidos através deste atalho youtu.be/39jtNUGgmd4 e deste outro youtu.be/XrhDaAmn5Uw, que valem a pena serem conferidos.

Na Grã-Bretanha, os escritórios de Winchester abriram seus porões para resgatar parte da memória da empresa, em forma de hardware do passado. O jornal The Inquirer visitou as instalações e encontrou relíquias da história computacional da humanidade, como máquinas de perfuração de cartões (conhecidas como Punch-Card), relógios de ponto, núcleos magnéticos de memória e outras curiosidades.

Talvez o maior destaque cultural protagonizado pela empresa, ainda que indiretamente, tenha sido como fonte de inspiração para HAL 9000, computador da obra “2001 – Uma Odisséia no Espaço”. Arthur Clark revelou em sua obra que o nome HAL advém das letras antecedem IBM.

Entre as curiosidades disponibilizadas pela IBM na rede, vale conhecer a lista dos 100 Ícones de Progresso da empresa e o arquivo de Memorabilia em comemoração ao centenário.

Outro destaque da história da empresa fica por conta de seu envolvimento com nada menos que as Missões Apolo, da NASA.

O crédito das imagens é do site The Inquirer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário