domingo, 5 de junho de 2011

Geek cria forma simples e criativa de evitar o screensaver no trabalho

Pode não ter sido a forma mais rápida, mas foi, sem dúvida, uma maneira bem geek de resolver o problema.

Por Daniel Pavani

Um geek criou um mecanismo simples e criativo para evitar que o monitor do computador da empresa onde trabalha entre em repouso e se desligue. Utilizando uma plataforma para o mouse e um mecanismo para movimentá-lo, o geek consegue manter a tela sempre ligada.

Em computadores de empresas é comum o monitor entrar em repouso após um curto período de tempo de inatividade. Porém, Jerry utiliza dois computadores, um em que trabalha ativamente e outro que utiliza apenas para monitorar um centro de dados, conta o site Hack A Day. Porém, como a proteção de tela está ajustada para 10 minutos, isso fazia com que ele precisasse sempre entrar novamente com sua senha para olhar para a tela por cerca de 10 segundos. É claro que isso irritaria qualquer um.

Tudo bem, mas muitos podem estar se perguntando por que motivo Jerry não foi nas configurações de vídeo e simplesmente desligou a opção de screensaver, certo? Acontece que muitos computadores corporativos não permitem que usuários alterem configurações do sistema ou mesmo instalem outros programas, como por exemplo o Auto Mouse Mover, que poderia muito bem realizar a tarefa de manter a tela ativa.

A solução de Jerry foi sem dúvida bem mais geek do que instalar um programa ou hackear o sistema para alterar as configurações e, no mínimo, mais segura quanto a possíveis problemas com a empresa. Ele criou um sistema mecânico que move o mouse do computador por meio de um servo-motor, controlado por uma placa Arduino e um programa simples em C, conforme ele explica em sua página.

A cada intervalo de cerca de 8 minutos, o sistema move o mouse sobre a placa de apoio, evitando que o monitor entre em repouso. Jerry afirma que este é um método de não intervir na política de segurança da empresa e ainda uma forma de provocar conversas interessantes com os colegas de trabalho curiosos com o mouse se movendo sozinho.

Mais notícias em dpavani.geek.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário