sexta-feira, 3 de junho de 2011

Canal de TV japonês está criando televisores que assistem aos telespectadores

Uma pequena inversão aqui, certo?

Por Daniel Pavani

O canal de TV japonês NHK está testando novos sistemas de televisão com câmeras, utilizadas para fotografar os telespectadores enquanto eles assistem a seus programas. Analisando suas reações, o sistema tentará identificar um padrão do tipo de programa que eles mais gostam ou detestam.

A sistema está sendo desenvolvido nos Laboratórios de Pesquisa em Ciência e Tecnologia do canal e já é conhecido como UTAN – User Technology Assisted Navigation. O site New Launches explica que estes novos televisores possuem uma câmera que fotografa os telespectadores, identificando expressões faciais e corporais que indicam se eles estão felizes ou nervosos, relacionando isso com o fato de gostar ou não do programa ou da propaganda.

As informações são processadas e o usuário ainda recebe um feedback do sistema, com indicações e informações, que podem ser inclusive individuais, caso exista mais de um telespectador. O site Dvice explica que o conceito é bastante simples: se a televisão sabe quais propagandas são mais bem recebidas, ela pode transmitir apenas o que o usuário gostará de assistir. Algo como os anúncios personalizados no Gmail, comenta o site.

Sendo assim, este pode ser um marco na televisão, já que pode representar os anúncios personalizados – tão comuns na internet – chegando para um dos meios de comunicação mais populares do mundo.

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