domingo, 15 de maio de 2011

Touchscreen: Tela capacitiva ou resistiva?


telaA Consumer Electronic Show (CES) de 2011 foi dos tablets. Todos os fabricantes queriam mostrar seus novos equipamentos, muitos deles baseados no Android. Além da quantidade de memória, processador e armazenamento, algo que realmente influencia o uso de equipamento é o tipo de tela de toque (touchscreen). Basicamente, encontramos dois tipos diferentes de telas sensíveis ao toque, as capacitivas e as resistivas.

Cada uma delas tem seus prós e contras e aqui nós dizemos quais são:

São aquelas que percebem a constante dielétrica (capacitância) dos objetos que estão perto, e com base nas mudanças nesta constante geradas pela localização dos dedos, além da quantidade de pressão aplicada (se aumentarmos a pressão, também aumentamos a constante dielétrica).

A vantagem é que essas telas permitem que vários pontos de contato simultâneos (multi touch) e são geralmente mais brilhantes. As desvantagens são a sua baixa precisão e a incapacidade de uso com canetas comuns (de plástico ou metal) ou utilizando qualquer tipo de luvas que impeçam a transferência da constante dielétrica.  Alguns equipamentos com estas características são o IPAD e o iPhone .

São aquelas em que uma película exterior se flexiona e toca em outra interna. Neste ponto de contato, há uma variação da corrente que permite detectar a posição do dedo. Se a pressão aumenta, a corrente também aumenta. Essas telas são mais resistentes a água, pó e impactos, e também são mais precisas (são usadas em vários modelos de telas sensíveis ao toque para desenho da marca Wacom) e pode ser usado com uma caneta stylus, mas têm a desvantagem de ter menos brilho e um manto de cor branca em cima das imagens.

Embora inicialmente estas telas não fossem multitouch, agora já é comum ver equipamentos com essa propriedade. Os dispositivos mais comuns com essa tela são caixas de banco, vários aparelhos da Nokia e computadores MSI.

É uma tecnologia é melhor que a outra? Confrontado com esta questão não existe uma resposta específica e dependerá muito do tipo de uso que se dará a telas sensíveis ao toque, mas pessoalmente


Este artigo foi útil?

Loading ... Loading ...10milhoes_468x60.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário