sábado, 14 de maio de 2011

Porque o sinal Wi-Fi falha?


WiFi

As redes sem fio foram criadas para facilitar a comunicação entre computadores, eliminando os fios, mas isto tem um preço. As comunicações sem fio são vulneráveis a interferências, como a produzida pelos fornos de micro-ondas. Estes dispositivos geram muita emissão eletromagnética, que estão frequentemente associadas ao canal 1, na banda de 2,4 GHz (Wi-Fi). Há pouco a fazer para eliminar o problema, provavelmente as únicas coisas a fazer são afastar o forno o máximo possível do equipamento Wi-Fi e colocá-lo para operar no canal 11.

Telefones sem fio que operam nesta mesma frequência de 2.4 GHz, também provocam interferência em redes sem fio, as vezes a ponto de eliminar completamente a comunicação. Você já deve ter reparado também como fornos de micro-ondas interferem neste tipo de telefone. Neste caso, a solução mais prática seria trocar o telefone por outro que opere em frequência diferente, ou quando isso não for possível, afastá-lo ao máximo do equipamento Wi-Fi.

Paredes quase sempre são um grande obstáculo, portanto, procure dispor os equipamentos Wi-Fi de forma que haja o mínimo possível de paredes e outros obstáculos entre eles. Se a parede for de concreto, pode se tornar um obstáculo intransponível, assim como paredes de metal, como contêineres. Por outro lado, janelas normalmente não são uma barreira significativa. Se puder escolher, compre equipamentos Wi-Fi com antenas de alto ganho, de 5dBi para cima. As anteninhas comuns das placas de rede e roteadores simples, quase sempre tem apenas 2 dBi. Como esta escala de medida não é linear, mas logarítmica, dobrar o número, implica em multiplicar algumas vezes o desempenho.

Agora se quiser ficar quase livre das intereferências, compre equipamentos sem fio com frequência de 5.8 GHz.


Este artigo foi útil?

Loading ... Loading ...10milhoes_468x60.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário