sexta-feira, 20 de maio de 2011

Esporte Clube Pinheiros – Handebol

Como todos nós bem sabemos, o Brasil é o país do futebol. De fato, não existe um país no mundo onde se pratique tanto o esporte. Afinal de contas, podemos afirmar que basta uma bola e pessoas dispostas que dá para tranquilamente disputar esse esporte. Além disso, é importante lembrar que é no futebol onde está o maior motivo de orgulho do povo brasileiro.

Porém, de uns anos pra cá, podemos observar que não é por sermos o país do futebol que não existe espaço para outras modalidades esportivas. Eventos como o Panamericano que aconteceu no Rio e as Olímpiadas que irão acontecer, são uma excelente possibilidade para o crescimento e divulgação de outras modalidades esportivas.

Além disso, podemos citar que vem acontecendo um investimento massivo em esportes como Basquete, Volei, Natação e muitos outros.

Um dos esportes que vem crescendo bastante no Brasil é Handebol. Mesmo nunca tendo conquistado uma medalha olímpica, o esporte já é praticado nas escolas de todo o país há muitos anos. Há quem diga que o Handebol é um futsal jogado com as mãos, mas é bem verdade que existem algumas particularidades bem interessantes sobre esse esporte. Confira abaixo algumas regras.

Terá que ser de couro ou de outro material sintético.

É Permitido: Lançar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos (menos os pés). Segurar a bola durante o máximo de 3 segundos mesmo se ela está no chão. Fazer o máximo de 3 passos com a bola na mão. Conduzir ou manejar a bola com os pés não é permitido.

Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. É permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.

Somente o guarda redes pode permanecer na área de gol. O adversário que entra nesta área é punido com a posse de bola do outro time .Se alguém invadir a área do Gol antes de ter lançado a bola, estará sujeitos a uma punição, e se o Gol for feito será anulado, como está escrito nas regras.

O lançamento da lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente a linha lateral. E tem que ser cobrado com um pé sobre a linha lateral da quadra e outro fora. Pode-se passar ou até mesmo marcar golo.

O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada, em último lugar, por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro de sua área de gol.

O canto é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo. O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral.

É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular, manejo irregular da bola, comportamento incorreto com o adversário, execução ou conduta irregular no lance livre e no lance de sete metros; conduta antidesportiva.

Esse lance é ordenado quando um jogador sofre uma falta numa situação clara de gol. Ou seja, quando um jogador está livre para fazer um gol e é impedido através de uma “falta” pelo goleiro ou qualquer outro adversário. É cobrado da linha de 7 metros.

A bola ao ar é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas do goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer razão, sem infração às regras.

O jogo é dirigido por dois árbitros assistidos por um secretário e um cronometrista.

Se você está buscando um clube para começar a praticar o esporte, uma boa opção é um dos clubes mais tradicionais do país, o Esporte Clube Pinheiros.

O handebol do Pinheiros tem cedido inclusive atletas para seleções olímpicas. Para as olimpíadas de 1992 em Barcelona partiram Edson Roberto Rizzo, Paulo Rogério Moratori , Marcelo Minhoto Ferraz Sampaio e Arcílio Tavares como Técnico. Em 1996, Atlanta, participaram lvan Raimundo Pinheiro, Paulo Rogério Moratore, Marcelo Minhoto novamente e Washington Nunes Silva Jr. como Assistente Técnico. Em 2004, Atenas, foi a vez dos atletas Bruno Felipe Claudino de Santana e Gustavo Henrique Lopes da Silva.

Para chegar ao Esporte Clube Pinheiros basta conferir o enderço abaixo:

Rua Angelina Maffei Vita, 493 – Jardim Europa – São Paulo/SP – CEP: 01455-902 – Tel: (11) 3598-9700

E para maiores informações, basta clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário