segunda-feira, 23 de maio de 2011

Como ser voluntário


O mundo sempre está precisando de gente mais solidária para ajudar e se mobilizar em prol de razões sociais e da felicidade da humanidade. Na vida, muitas pessoas só realizam algumas ações se obtiverem algo em troca, muitas pessoas não fazem ações completamente altruístas, ou seja, que só beneficie outras pessoas. Em atualmente é o que mais se precisa, de pessoas que façam o bem sem olhar a quem. A cada dia o mundo está sofrendo com devastações, tempestades, tsunamis, furacões e outros problemas ambientais. Além disso, a violência está maior a cada dia e muitas pessoas acabam perdendo muita coisa de suas vidas e não possuem ninguém com quem possam contar.

É necessário reconhecer que hoje em dia existem mais pessoas que ajudam do que antigamente. Antigamente faltavam-se pessoas que ajudassem, pessoas que tornasse a vida dos outros menos sofrida, faltavam-se voluntários. Hoje em dia isso não acontece como antes, talvez devido ao aumento de violência e casos de destruição, talvez por uma maior sensibilização da humanidade ou talvez pelos dois. Atualmente em muitos lugares não há mais vagas para voluntários, então todas as pessoas que querem ajudar acabam tendo que esperar em um fila de espera e sendo chamados quando surgir vaga. Isso é extremamente gratificante para o mundo e é importante para observar que nem tudo está perdido, que o desespero e o sofrimento comove as pessoas e une os corações.

Ser voluntário é poder ajudar uma entidade de alguma forma, entidades que não possuem fins lucrativos e portanto vivem da ajuda da população, tanto por doações como em reformas e outras coisas. Para você ser um voluntario você precisa procurar essas entidades e se informar de como fazer para se tornar um voluntário e ajudar. Muitas empresas ainda não possuem esse sistema de voluntariado, o que é uma pena, pois muitas pessoas querem ajudar de alguma maneira.

Para se tornar um voluntário você necessita buscar algumas entidades que possuam esse sistema e se informar de como você deverá proceder. Feito isso, é importante saber que ser voluntário exige o mesmo profissionalismo que em um emprego remunerado, as vezes até maior. Por isso, não é porque o seu serviço não está sendo remunerado que deverá ser feito de qualquer jeito, pelo contrário. Faça como se fosse para você mesmo, capriche, pois muita gente vive da ajuda de voluntários e muitas delas precisam muito de você.


Este artigo foi útil?

Loading ... Loading ...10milhoes_468x60.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário